segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Mobilidade Sustentável na UTAD

VER ORIGINAL (PG 104)

"Gestão de Estacionamentos

O facto de a UTAD oferecer um vasto parque automóvel sem qualquer tipo restrição ao seu uso confere uma oportunidade de utilização indiscriminada no uso do automóvel, não sentindo os seus usuários qualquer tipo de restrição ou custos na sua utilização.

Deste modo propõe-se a implementação de taxas de estacionamento. Tais impostos deverão ser diferenciados consoante a taxa de ocupação do veículo, de modo a beneficiar os utilizadores do sistema de Carpooling e minorar a procura da sua utilização. Os benefícios monetários deste tipo de medida deverão ser utilizado no melhoramento dos modos suaves e em campanhas de sensibilização.

Campanhas de sensibilização

O desenvolvimento de campanhas de sensibilização da comunidade académica para a problemática da mobilidade sustentável é uma das políticas mais importantes e com maior efeito a longo prazo. Devem ser realizadas campanhas que “choquem” os membros da comunidade académica, incentivando-os e informando-os dos custos económicos, ambientais e sociais que a utilização indiscriminada do automóvel privado acarreta para a sociedade, de forma a consciencializar a comunidade académica da necessidade de realizar mudanças comportamentais para se obter uma mobilidade mais sustentável. Este tipo de campanha deverá também publicitar os diferentes modos alternativos ao transporte individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário