segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Traffic Calming

Do site da BHTRANS. Ver original.

Recomendações para medidas de traffic calming


  • A produção e divulgação de um Manual de Medidas Moderadoras de Tráfego pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte, BHTRANS representam um reencontro da cidade com suas origens, a cidade planejada. Estabelece ainda o planejamento urbano como um processo continuado de modernização com preservação e qualificação dos espaços urbanos para a vida e a convivência.

  • O Manual apresenta detalhes de exemplos práticos e recomendações para a implantação de medidas de traffic calming baseados na experiência de países europeus e da Austrália. O enfoque dado para a implantação de Áreas Ambientais adota uma abordagem ampla de tratamento de toda a área,  abandonando assim, o enfoque pontual. No entanto, as medidas aqui apresentadas são passíveis de serem aplicadas para tratamento de uma via ou de pontos específicos, desde que sejam observadas as vantagens e inconveniências deste tipo de tratamento (redistribuição indesejada de tráfego para vias inadequadas, migração de acidentes, etc.).
  • Buscou-se apresentar o tema traffic calming de forma mais abrangente, envolvendo as suas questões mais importantes. Entretanto, estamos cientes de que algumas questões ainda estão por serem tratadas e ou aprofundadas. Desta forma, este Manual deve ser tomado como um ponto de partida para a divulgação dos fundamentos de traffic calming e como referência para desenvolvimento e implantação de projetos de traffic calming. 

  • O Manual não inclui uma discussão ampla sobre sinalização vertical e horizontal, iluminação e impactos ambientais relativos às medidas. 

Manual Traffic Calming

Nenhum comentário:

Postar um comentário